Buscar
pt en
PT EN

Bruno Faucz

Bruno Faucz é catarinense e desde pequeno esteve com papel e lápis à mão, sempre fascinado pelo mundo criativo. Formado em Design de Mobiliário e pós-graduado em Design de Produto no curso Master Design Internacional, em parceria com renomadas instituições.

Bruno iniciou o próprio estúdio de design que leva seu nome. O mesmo se baseia em três pilares: mercado, indústria e design, buscando sempre trazer produtos que sejam completos em todas as suas estapas, desde a produção até o uso cotidiano.

Entrevista

1) Quando olhamos as suas peças, o que vemos em cada uma delas? Qual a sua principal característica como designer?

Sou fanático por detalhes, acredito que eles fazem parte do momento de conquista do olhar do consumidor. Em todos os meus desenhos estou preocupado em como as pessoas irão perceber meu produto e como de alguma maneira eu poderei surpreendê-las. Aliar conhecimento técnico a percepção estética para entregar um produto que busca funcionar bem em todas as etapas que se propõe, desde a produção até o uso do objeto no dia a dia da casa das pessoas.

2) Quais são as suas principais inspirações ao iniciar um novo projeto?

É um tema difícil, cada novo desenho é resultado de um conjunto de experiências e observações acumuladas durante anos de vivência na profissão. Procuro ter meu olhar sempre atento para extrair o que chamo de “gatilhos criativos”, que é enxergar oportunidade em qualquer coisa que me rodeia no dia a dia, desde coisas que vejo na rua, ou imagens no celular. Já desenhei produtos inspirados em fotografias da natureza, em objetos simples de uso cotidiano e já tive como premissa iniciar um desenho que trouxesse uma experiência nova ao consumidor. Procuro não “filosofar” muito o processo criativo, busco ser objetivo, técnica e objetividade também fazem parte da criatividade.

3) Num projeto, qual fase mais lhe encanta?

Todas são importantes, mas particularmente adoro estar dentro da fábrica acompanhando toda a fase de prototipagem.

4) Para você, quais os principais diferenciais do design brasileiro?

Acredito que o multiculturalismo brasileiro produz mentes bastante criativas que conseguem passear muito bem pelo universo criativo. Poucos países no mundo são tão miscigenados e tão multiculturais como nós!

5) Uma vida com mais design é...

Acredito que o designer deve criar pensando no outro, em quem vai consumir e conviver com o produto. Devemos proporcionar beleza, conforto, boas experiências e melhor qualidade para a vida das pessoas. Então uma vida com mais design irá ofertar todas estas qualidades!

Produtos de Bruno Faucz