Buscar
pt en
PT EN

Adolini + Simonini

Niccolò Adolini e Daniel Simonini se conheceram no estúdio de design Rodolfo Dordoni em 2011. Niccolò Adolini estudou na academia de arquitetura de Mendrisio concluiu seu percurso no Istituto Europeo di Design Roma e Daniel Simonini estudou desenho industrial no Istituto Europeo di Design, recebeu o título de Master na Scuola Politecnica di Design em Milão, iniciou seu percurso profissional em em escritórios de renome, como Piero Lissoni, Ferruccio Laviani e Palomba Serafini.

Em 2012 os designers iniciaram seu próprio escritório de design ADOLINI+SIMONINI, colaborando com empresas e indústrias do setor outdoor, furniture, lighting e bathroom.

Atualmente o estúdio atua em Milão e São Paulo, com projetos desafiadores que envolvem empresas e culturas distintas de ambos os países.

Entrevista

1) Quando olhamos as suas peças, o que vemos em cada uma delas? Qual a sua principal característica como designer?

Vejo minhas peças como a materialização dos meus pensamentos, importantes como filhos que perdurarão por um longo tempo a serviço dos seus usuários, essa importância é dada desde o primeiro momento no projeto até as fases mais avançadas de concretização e revisão dos produtos, onde cada milímetro tem influencia no resultado final, e a soma dessas unidades de medida concebem um todo que eu acredito trazer harmonia e prosperidade para os espaços que irão compor. Meu estilo de vida gira em torno de novas ideias, resolução de problemas e criação de novas linguagens estéticas, onde minha principal característica é o vigor e persistência na busca pelo único através de objetos estudados a fundo também na ergonomia, funcionalidade e inteligência industrial sempre com olhar muito focado em proporções harmônicas e coerentes, para originar coleções de desejo, sensíveis em âmbito global.

2) Quais são as suas principais inspirações ao iniciar um novo projeto?

Procuro sempre trabalhar da forma mais pura possível num primeiro momento, meu estado de espirito tem uma relação muito forte com minha produtividade criativa, então procuro inspirações nessa direção como musica instrumental, sons eletrônicos e elementos abstratos presentes na arquitetura, arte paisagens e cultura, elementos que podem ser vividos de forma intensa por viagens e lazer, o metabolismo dessas experiências me ajudam na busca de novos caminhos para os projetos.

3) Num projeto, qual fase mais lhe encanta?

Tenho uma enorme paixão pela indústria a qual considero um importante laboratório de experimentação e troca de ideias e experiências. A fase que mais me encanta é o desenvolvimento do produto, onde são trabalhados os protótipos, nessa etapa posso expressar minha flexibilidade como designer, considero essa fase de metamorfose e transição a qual desenhos e mockups iniciam sua trajetória para se tornarem tangíveis. Então é onde eu posso explorar novas soluções sem nenhuma limitações e pensar no futuro do projeto e novas soluções fora do previsto inicialmente.

4) Para você, quais os principais diferenciais do design brasileiro?

O design Brasileiro é variado, flexível e aberto para novas soluções, experimentações na busca pelo novo, incitado por criativos e empreendedores dinâmicos, sem limites e pronto para absorver ideias ambiciosas dos designers, sem medo de errar, um campo com inúmeros estilos, complexo e rico. Como designers brasileiros temos a oportunidade de explorar matérias-primas naturais de nível superior como a madeira e couro locais, certificados e produzidos com amor, materiais com vasta gama de variações presentes em abundância na nossa nação.

5) A Salva utiliza em seus produtos uma das matérias-primas mais nobres, duráveis e atemporais: o couro. Conte um pouco sobre como é trabalhar aplicando este material em suas peças.

O couro é uma matéria prima fascinante que eleva as formas, o valor percebido e proporciona durabilidade superior aos meus projetos, é um material robusto e durável de fácil manutenção para os clientes. Esse material é um organismo vivo que nos acompanha em nossa trajetória ao longo dos anos refletindo e adquirir gradualmente um aspecto pessoal, portanto trabalhar em projetos predominantes em couro é sempre um grande desafio, que proporciona versatilidade, pode ser usado como revestimento, de forma estrutural, moldado e etc… Essa variedade na forma de utilização, é algo que me estimula para buscar novas soluções.

6) Uma vida com mais design é...

mais confortável, interessante, prazerosa e bela.

Produtos de Adolini + Simonini